Projeto Residencial

Projetar uma residência parte do princípio de traduzir técnica e graficamente os anseios de uma pessoa em relação à edificação, no entanto, o produto do projeto depende de uma pesquisa prévia onde serão coletados os dados referentes à legislação local, uso e ocupação do solo, sondagem do terreno, topografia, entre outros. Na primeira etapa que é o estudo da legislação local, se define o que, quanto e como pode ser construída determinada edificação, dando à mesma os seus parâmetros máximos e mínimos.

Em seguida, tem-se de realizar o levantamento planialtimétrico do terreno, também conhecida como topografia, que compreende a representação gráfica digitalizada do terreno. Este material é fundamental para todos os envolvidos no projeto, pois somente com ele pode-se compreender as dimensões de cada terreno e suas particularidades, interferências, alturas, etc.

Uma vez concluída essa análise, são realizados estudos preliminares, ou estudos de viabilidade, que representam a primeira forma que o projeto irá assumir e a partir da qual os demais estudos deverão seguir. Na medida em que se obtém por parte do cliente a aprovação do estudo preliminar, parte-se para etapas de projeto mais complexas e completas, até que se contemple todo o processo.

/