Reforma de apartamento

Reformar um apartamento exige um desafio de projeto que muitas vezes passa despercebido aos olhos de quem observa um local já reformado. Inicialmente, todo edifício residencial obriga a apresentação de Relatório de Responsabilidade Técnica (RRT) para que qualquer intervenção de ordem civil seja realizada. Tal relatório atesta a segurança e responsabilidade técnica de um arquiteto para com alguma obra e/ou projeto, e é o passo inicial para se obter a permissão do condomínio para executar determinada reforma.

Outro aspecto relevante trata do levantamento gráfico do local, onde são anotadas todas as possíveis interferências do apartamento que influenciam diretamente sobre o projeto.

Com isso, tem-se caminho livre para o desenvolvimento do projeto. Este por sua vez tem como meta adequar os espaços e otimizar a ocupação, principalmente quando se trata de apartamentos menores. Por essa razão muitas vezes a resposta de projeto alcança fins mais específicos, tal como projeto de marcenaria, onde por meio de projeto de mobiliário é otimizado e integrado o espaço de um apartamento.

/